22 abril 2018

SPFWN45 POW! Explosão Criativa- Calendário

SPFWN45 POW! Explosão Criativa

POW
Saí, lá onde já sei já fui, já voltei.
Foi bom quase nunca.
Quando foi bom foi quase quase.
Bom é viver. Desejo tanto, tanto,
Faço o serviço, dou o sorriso.
Viver é o plano. Não entrar pelo cano. 
Viver com V de vitória.
Escrita nas estrelas está a vida longa e a glória. 
Quero o futuro longo. O prazer todo de durar o tempo todo. Ser feliz bastante. Pra durar 80 anos pra ficar.
Os vestidos todos.
A revolução.
Minha vida será um amorzão longo muito longo. 
Conrado Segreto, 1991 
SPFWN45 POW! EXPLOSÃO CRIATIVA 
A edição 45 do São Paulo Fashion Week, de 21 a 26 de abril, celebra o poder transformador da energia criativa e ocupa de forma inédita o Pavilhão das Culturas Brasileiras Engenheiro Armando de Arruda Pereira, que integra o departamento dos Museus Municipais da Secretaria de Cultura de São Paulo, no Parque Ibirapuera.  
 “Enquanto o país se desenha para as desistências, a gente se desenha para o futuro. Somos resilientes, acreditamos sempre na força da criação. Nosso papel é inspirar, fomentar e manter a roda sempre girando. O mais importante é o Calendário e o fazer. A constante reinvenção da moda. É o que tem que ser, todos lutando diariamente pelo seu espaço”, afirma Paulo Borges.
A partir do pensamento do multi artista Conrado Segreto, o SPFW reitera seu compromisso com a liberdade vital da expressão. Viver intensamente a criação era o que movia esse ícone da moda brasileira, que teve uma breve e explosiva carreira entre meados dos anos 80 e inicio dos anos 90.  De lá pra cá, o mundo mudou radicalmente. Em menos de duas décadas, o SPFW se firmou como um processo estruturado de longo prazo, tendo como eixo o design e a identidade na construção de um legado de valor e transformação.
Queremos reiterar a paixão e o encantamento pela criação. Nosso papel é buscar a emoção das pessoas com resultados relevantes num mundo sempre em movimento com novos desafios e aprendizados que nos tiram da zona de conforto”, diz Paulo Borges.
A criação como impulso de vida é o fio condutor da exposição POW! Explosão Criativa que marca a edição. Um recorte do acervo de Arte Plumária do Pavilhão das Culturas Brasileiras dialoga com roupas, textos e ilustrações de Conrado Segreto. Peças originais do estilista são o ponto de partida para a criação de um olhar novo assinado por um time de stylists e fotógrafos que propõem a imagem de moda hoje. No dia 22 de abril, a exposição estará aberta, entre 11h e 16h, ao público geral.
Ponto Firme 
O SPFWN45 abraça o desfile do projeto Ponto Firme, criado pelo designer e artesão Gustavo Silvestre, que apresenta de forma inédita uma coleção criada e desenvolvida por detentos da penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos (SP).  
“Quando começamos o projeto o foco do trabalho era ensinar a técnica do crochê e oferecer uma alternativa para eles se profissionalizarem. Com o passar do tempo, percebi que era possível desenvolver uma coleção de roupas e começamos a trabalhar com força e aumentar o tempo de oficina. O desfile no SPFW nos permitirá mostrar outros caminhos possíveis de reintegrá-los na sociedade, valorizando o trabalho de forma criativa”, afirma Gustavo Silvestre.
A coleção que será apresentada no São Paulo Fashion Week é resultado do trabalho de nove meses desenvolvido por Gustavo com uma turma de 20 alunos, inspirado no dia a dia dos detentos na penitenciária e no sonho de liberdade.
 “Uma das premissas do SPFW é a transformação, educação e formação, enxergar outras possibilidades e oportunidades. Ter um projeto como o Ponto Firme dentro do evento reafirma nosso compromisso com a sociedade de mostrar que a moda, o design, o fazer criativo podem realmente mudar a vida das pessoas”, ressalta Paulo Borges.
Ao longo de sua história, o São Paulo Fashion Week sempre abraçou causas importantes que refletem o compromisso do evento com a projeção de temas de responsabilidade e inclusão social, expondo à discussão questões complexas e delicadas como a saúde dos modelos, a violência doméstica contra a mulher, a questão racial, o consumo consciente e a diversidade de gêneros entre outros. 
O Projeto Ponto Firme, protagonista da edição 45,  oferece aulas de crochê para detentos como formação técnica artesã. O tempo dedicado às aulas contribui para a ressocialização, o desenvolvimento da concentração e melhoria das relações a partir da terapia ocupacional. Os detentos participantes ganham certificação e também remissão de pena. Desde sua criação em 2015, mais de 100 alunos já se formaram com o Ponto Firme. 
Calendário de desfiles 
 SÃO PAULO FASHION WEEK 
 N45 
 21 a 26 abril 
21SÁBADO 
1Água de Coco por Liana Thomaz12:30
   
23SEGUNDA-FEIRA 
1Uma Raquel Davidowicz11:00
2Osklen15:00
3Samuel Cirnansck16:00
4João Pimenta (masc)17:30
5Patbo18:30
6Lilly Sarti20:00
24TERÇA-FEIRA 
1Reinaldo Lourenço11:30
2Modem15:00
3Fernanda Yamamoto16:00
4Top 517:00
5Fabiana Milazzo18:00
6Memo19:30
7Amir Slama20:30
25QUARTA-FEIRA 
1A. Niemeyer11:00
2Lenny Niemeyer15:00
3Salinas16:30
4Beira17:30
5Cotton Project19:00
6Lino Villaventura20:00
7Apartamento 0321:00
26QUINTA-FEIRA 
1Gloria Coelho12:00
2Amapô13:00
3Ratier15:00
4Ronaldo Fraga16:30
5Handred18:00
6Juliana Jabour19:00
7João Pimenta (fem)20:00




0 Comentários:

Postar um comentário