06 julho 2018

Kyokuto celebra o Tanabata Matsuri

Kyokuto celebra o Tanabata Matsuri

O restaurante, que leva os brasileiros a uma viagem à culinária do dia a dia do Oriente, vai celebrar a data, comemorada em 7 de julho, oferecendo as papeletas coloridas para que todos possam registrar seus desejos e coloca-los nos galhos de bambu que estarão na casa


O Tanabata Matsuri, ou Festival do TanabataFestival das Estrelas, ou ainda Festival da Sétima Noite, é um dos grandes eventos que acontecem no Japão durante o verão. Ele tem origem na China e remonta a uma lenda de mais de dois mil anos.

Conforme o conto chinês, uma Princesa Tecelã, Orihime, filha de Tenkou, o Rei Celestial, e o Príncipe Pastor, Hikoboshi, se encontraram e se apaixonaram, mas os dois, que sempre foram trabalhadores e responsáveis, deixaram de cumprir com suas obrigações desde que o romance começou. Isso provocou a ira no rei Tenkou, que resolveu separá-los em lados opostos do rio Amanogawa. Orihime chorou e implorou a seu pai que, comovido, concordou em deixá-los se encontrar uma vez por ano, no dia 7 do mês 7 do calendário lunar. Em agradecimento, o casal atende aos pedidos vindos da Terra, feitos em papéis coloridos (Tanzaku) e pendurados em bambus (Sassadake).

Na mitologia japonesa, o casal é representado por duas estrelas situadas em lados opostos da galáxia, que só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu).

Na China o evento recebe o nome de Qixi Festival e é considerado o Dia dos Namorados chinês.

Assim, quem for ao Kyokuto dia 7 de julho, além de se deliciar com os pratos da culinária caseira do Oriente, vai poder escrever seu desejo no papel colorido, o Tanzaku, e depois pendurar esse pedido em ramos de bambu que estarão no restaurante, exatamente como manda a tradição. Cada cor do papel tem um significado: amarelo é dinheiro; rosa, amor; vermelho, paixão; azul, proteção e saúde; verde, esperança; branco, paz.

Kyokuto
O restaurante recém inaugurado tem como diferencial trazer para o Brasil os pratos da culinária caseira do Oriente, bem raros por aqui.

Os pratos levam a assinatura do chefRafael Dala que, além de viajar mundo a fora em busca de novidades gastronômicas, é formado em tecnologia em gestão de eventos e turismo pela Universidade Tiradentes (Sergipe) e Cozinheiro e chefe internacional pelo SENAC – SP.

Decoração e utensílios
O aconchegante espaço dispõe de 43 lugares, divididos entre as mesas de madeira e o descontraído balcão. A decoração é complementada com os painéis da artista plástica Adriana Marto.

Vários utensílios do Kyokuto são importados, justamente para oferecer uma vivência aos visitantes. A porcelana é japonesa e há colheres e panelas coreanas específicas para servir alguns pratos. “Esse é um de nossos diferenciais para mantermos fidelidade dos pratos servidos”, destaca Rafael.

Para quem já ficou preocupado com o preço, uma ótima notícia: a intenção é fazer da casa uma opção acessível financeiramente falando para o dia a dia. “Sim, esta é a ideia, replicar a acessibilidade e os pratos que eles têm na Ásia”, comenta o chef Rafael.

Segurança alimentar
O trabalho foi acompanhado desde o início pela Savart Gastronomia, encabeçada pela nutricionista Aline Fonseca. A empresa prestou consultoria em todo o processo, acompanhando da escolha do ponto, as questões administrativa e financeira, traçou metas e, dentre outras ações, também atuou nas questões sanitárias do local. “A importância de se ter uma assessoria administrativo/financeira e sanitária no planejamento evita o retrabalho, ou seja, não ter que voltar atrás para acertar algum ponto quando o negócio já está estabelecido”, comenta Aline Fonseca. 

Kyokuto
Rua Cônego Eugênio Leite, 944A
São Paulo – SP. Telefone (11) 3062-4305
Facebook.com/kyokutosp
@kyokutosp
Funcionamento
Segunda-feira das 12h às 15h
Terça-feira a sábado das 12h às 15h e das 18h30 às 22h
Aceita cartões

0 Comentários:

Postar um comentário