05 junho 2018

Feira de produtos orgânicos e naturais começa nesta quarta-feira, dia 6, no Anhembi


Feira de produtos orgânicos e naturais começa nesta quarta-feira, dia 6, no Anhembi


Principais eventos brasileiros para o segmento de produtos orgânicos, naturais e de promoção da saúde, as feiras simultâneas BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH abrem as portas para o público de 6 a 9 de junho (quarta-feira a domingo), das 11h às 20h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo – SP). A entrada é gratuita.
As feiras apresentam cerca de 1.500 lançamentos e destaques em produtos orgânicos certificados (alimentos, cosméticos, roupas e acessórios), naturais e de promoção da saúde (alimentos funcionais, probióticos e integrais, produtos vegetarianos e veganos, suplementos alimentares, cosméticos naturais, produtos de limpeza e higiene, fitoterápicos e terapias complementares), de mais de 500 marcas.
Os visitantes podem degustar e comprar na maioria dos estandes dos produtores e fabricantes, e ainda assistir gratuitamente às mais de 120 horas de programação em oficinas de cozinha vegetariana, workshops, fóruns e palestras.
Seguindo os princípios de eventos sustentáveis e saudáveis, os organizadores incentivam os visitantes a utilizarem o transporte público e, para isso, oferecem traslado gratuito de ida e volta da estação Portuguesa-Tietê do metrô até o Anhembi.

IMPORTANTE: Veja informações sobre credenciamento e estacionamento ao final deste Aviso de Pauta.

BIO BRAZIL FAIR E NATURALTECH EM NÚMEROS
Mais de 500 marcas
Cerca de 1.500 lançamentos e destaques
Mais de 120 horas de programação (fóruns, seminários, palestras, oficinas culinárias)
Expositores estrangeiros: Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Coreia do Sul, China, Estados Unidos, Índia, Itália, México, Paquistão e Peru.
CULINÁRIA/GASTRONOMIA - TODOS OS DIAS, DAS 14H ÀS 19H
Chefs e culinaristas de alguns dos mais renomados estabelecimentos vegetarianos e veganos do País ensinam gratuitamente como preparar receitas práticas, nutritivas e saborosas sem qualquer ingrediente de origem animal.
A influencer Nanda Cury abra a programação no dia 5, às 14h, com uma receita de Canashake, versão frugívora e vegana do tradicional milk shake de chocolate.
Entre outros nomes que se apresentam ao longo do festival estão Kell Malone, Kamili Picoli, Anah Locoselli, Eduardo Corassa, Carol Destro, André Vieland, Flavio Giusti, Natália Luglio.
No cardápio, delícias como brownie de cacau, pão sem queijo (com batata roxa doce), cheesecake e hambúrguer veganos, medalhão de banana e toddynho vegano.

CONSUMO
Adultos com idades entre 18 e 69 anos, das capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, Porto Alegre e Goiânia representam 15% da população urbana consumidora de produtos orgânicos. Região Sul desponta com o dobro do consumo nacional.
Verduras, legumes e frutas são os alimentos mais consumidos, no entanto há disposição de introduzir outros produtos orgânicos nos hábitos de consumo.
A maior barreira para o consumo aumentar é o preço e maior clareza sobre os benefícios desses produtos e a aplicação da certificação.
Fonte: pesquisa nacional com consumidores de orgânicos da Organis – Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável, realizada pela Market Analisys com 905 pessoas em nove capitais em 2017.

NEGÓCIOS
O mercado de produtos orgânicos é um dos que mais crescem no Brasil. O setor ganhou impulso depois da regulamentação em 2011 – que instituiu a obrigatoriedade de certificação e um selo de garantia para orientar o consumidor – e vem crescendo a taxas significativas desde então. O setor movimenta anualmente mais de R$ 3 bilhões, com crescimento médio anual de 20%.
Rodadas de Negócios: Em dois dias de reuniões, 6 (das 13h às 19h) e 7 (das 9h às 18h), 107 empresas expositoras entram em contato direto e pessoal com 24 potenciais e novos clientes para apresentar seus lançamentos e destaques de forma mais objetiva e direcionada, em 420 reuniões realizadas num ambiente reservado e exclusivo, fora dos estantes.
Os compradores convidados desta edição vêm de estados como Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Entre eles, representantes de grandes redes, como Carrefour, St. Marche, Angeloni, Grupo Mufatto, Natural da Terra e Mundo Verde, e de importantes lojas especializadas: Casa Orgânica, Solli Orgânicos, Eataly e outros.

SEBRAE
O SEBRAE leva para a feira 18 empresas, de 11 estados, que apresentam chocolates finos orgânicos; óleo, coco e farinha do coco licuri; molhos de tomate e molhos de pimenta; frango orgânico; geleias orgânicas de diversos sabores; café orgânico; snacks de frutas; biscoitos integrais; mel orgânico; kombucha; grãos orgânicos; antepastos, cremes e patês orgânicos; shitake orgânico; hortaliças e frutas orgânicas selecionadas e embaladas; camarão e ostras orgânicas; pratos congelados orgânicos; pães e panettones orgânicos; vinagre orgânico de caldo de cana; suco de uva orgânico; erva-mate orgânica; mel de melato orgânico; chás e especiarias orgânicas; perfumes, manteigas e sabonetes orgânicos; cosméticos bioativos orgânicos; massas recheadas orgânicas; polpa e creme de açaí; dentre outros.

PRÁTICAS INTEGRATIVAS - ATENDIMENTO GRATUITO
DIA 8, DAS 11H ÀS 15H
Atendimento gratuito em estações de Arteterapia e Mandalaterapia, Medicina Tradicional Chinesa (Do In, Acupuntura a Laser, Auriculoterapia), Toque Sensorial e Vibracional (Aromaterapia, Reiki, Forais, Termalismo), Olhar Terapêutico (Iridologia, Self Healing), Saúde Transcultural: (Fitoterapia - Horta Medicinal/Banhos Energéticos -, Ervas Aromáticas e Especiarias, Xamanismo Indígena) e Relaxamento e Bem-Estar (Reflexologia, Aromassagem, Massagem Indiana).


LANÇAMENTOS/DESTAQUES

ORGÂNICOS
Engana-se quem pensa que produtos orgânicos são apenas apresentados in natura. A disseminação dos benefícios, a popularização e maior facilidade de acesso impulsionaram o setor e fizeram surgir diferentes opções de produtos:
Cervejas e refrigerantes (guaraná, soda, tônica), doce de leite, massas e molhos, farinhas, azeites, tapioca e muitos outros.
Carnes bovinas e de frango aparecem em versões congeladas ou em praticidades, como hambúrguer, almôndega, quibe. Os produtos se destacam pela criação de acordo com as normas de bem-estar animal.
Conveniência ao consumidor: linhas de alimentos cozidos a vácuo e refeições congeladas em porções individuais.
Outros destaques são a grande variedade de cosméticos e produtos de higiene – inclusive para gestantes, bebês e animais de estimação – e produtos de limpeza, como a nova linha assinada pela chef Bela Gil.

VEGETARIANOS E VEGANOS
O vegetarianismo é mais que uma dieta saudável. É um estilo que vida que envolve valores como ética animal, dignidade humana e preservação do meio ambiente.
A última pesquisa no País sobre o tema foi realizada pelo Ibope em 2012 e já apontava que 8% da população – cerca de 16 milhões de pessoas – se declarava vegetariana. Mais recentemente, levantamento do Instituto Ipsos de pesquisa e inteligência de mercado apontou que 28% dos brasileiros estão diminuindo a quantidade de carne consumida.
O crescimento deste estilo de vida provocou aumento da oferta não só em quantidade e facilidade de acesso, mas também em diversificação, provando que a dieta vegetariana não precisa ser restritiva.
A feira oferece uma ampla variedade de produtos sem qualquer ingrediente de origem animal em sua composição:
Sorvetes, granolas e shakes;
Queijo, requeijão, leite condensado;
Macarrão e cobertura de queijo de vários sabores,
Produtos congelados (hambúrgueres, quibes, coxinhas, almôndega), coxinhas,
Pão de queijo, suspiros e frutas cristalizadas, capucchino vegano

COSMÉTICOS E HIGIENE
Cresce cada vez mais a procura por cosméticos com ingredientes extraídos de forma sustentável da natureza, sem qualquer componente sintético. As opções vão de sabonetes, hidratantes, antiacne, tratamento da pele, xampu, condicionador, amaciante, protetores labiais até produtos específicos para cabelos crespos.
Há também produtos de higiene e limpeza feitos de produtos naturais que beneficiam não só a saúde, mas também o meio ambiente: detergentes, lava-roupas e até uma linha especial para os primeiros dias do bebê.

MODA
A moda sustentável está nas sapatilhas, calçados, bolsas, mochilas, camisetas, moletons, bonés, acessórios feitos de lona reciclada ou PET e também em brincos, pingentes, anéis, pulseiras e colares feitos com folhas, galhos e sementes banhadas no ouro 18k.

Para baixar uma lista mais completa de lançamentos dos expositores, clique nos links abaixo:

PROGRAMAÇÃO

Além de conhecer as últimas novidades em produtos e serviços orgânicos e naturais, os visitantes da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH, tanto compradores e profissionais quanto público em geral, têm a oportunidade de participar da programação técnica com mais de 120 horas, entre fóruns, seminários, palestras, encontros e oficinas que colaboram com a atualização profissional, promoção da saúde, sustentabilidade e formação de consumidores conscientes.

Palestras Especiais
Uma das novidades da edição deste ano, as Palestras Especiais abrem ou encerram a programação de todos os dias, sempre com convidados especiais e temas atuais. Entre os convidados, Pedro Paulo Diniz (dia 6, 11h), Dr. Alberto Gonzalez (dia 7, 18h), Bela Gil e Conceição Trucom (dia 8, 11h).

Workshop Opção Vegana
A SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira lançou o Programa Opção Vegana com o propósito de ajudar os estabelecimentos que servem refeições a atender a demanda cada vez maior por este tipo de cardápio. Este primeiro workshop sobre o programa é voltado para donos e chefs de restaurantes, lanchonetes, bares e outros.

Fórum Internacional da Produção Orgânica e Sustentável
Principal espaço democrático para debater a produção orgânica no Brasil e no mundo, o Fórum Internacional da Produção Orgânica e Sustentável recebe autoridades e especialistas nacionais e internacionais para apresentar e discutir políticas públicas, tendências, desafios, canais de vendas e muitos outros temas atuais e relevantes.
Neste ano, a programação conta com representantes do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Itaipu Binacional, SEBRAE Nacional, ORGANIS BRASIL, Carrefour e outros.
Na seção internacional do Fórum, apresentações do IFOAM – International Federation of Organic Agriculture Movements e Instituto Euromonitor, e, ainda, a apresentação caso de sucesso da empresa de bebidas naturais O.N.E.

Ciclo de Palestras dos Expositores
Empresas expositoras apresentam ao público, de forma detalhada, seus produtos, serviços e respectivas áreas de atuação. Entre os temas, alimentos e cosméticos naturais e orgânicos, suplementos alimentares, consumo, ervas medicinais, medicina integrativa e muito mais.

IV Encontro com Agricultores Orgânicos para Fornecimento do Programa de Alimentação Escolar na Cidade de São Paulo
Discussão sobre as ferramentas e procedimentos facilitadores para aquisição de orgânicos na alimentação escolar que têm sido implementados e os desafios enfrentados pelos produtores. Serão apresentadas as experiências da capital paulista e do estado do Paraná.
Outras ações da AAO – Associação de Agricultura Orgânica:
Ações do Protocolo de Transição Agroecológica
Comemoração da promulgação da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica – PEAPO
Lançamento do primeiro livro da AAO: Guardiões Orgânicos

Painel de Cosméticos Orgânicos e Naturais
A “beleza consciente” vai além do cuidado com a própria saúde; trata-se também da preocupação com o meio ambiente e com a ética animal. No Painel de Produtos Orgânicos e Naturais especialistas e visitantes se encontram para trocar experiências sobre tendências, empreendedorismo, comportamento, consumo e outros temas relacionados à maquiagem, estética e dermatologia.

Fórum Thinking Green – Futuro e Conectividade no Campo
Projeto inédito e pioneiro, funciona como um polo de fomento de soluções para o chamado econegócio, junto com um fórum comandado por especialistas para discutir os novos paradigmas da economia verde. Entre os temas estão a relação entre produtores agrícolas e conectividade, avanços na computação e na robótica no campo, marketing rural, econegócios e agrotechs, e as ecofábricas.

Congresso de Fitoterapia Clínica e Congresso Brasileiro de Fitomedicina
EVENTO PAGO, MEDIANTE INSCRIÇÃO
A Fitoterapia tem sido utilizada em muitos países em prol da promoção da saúde coletiva e individual, proporcionando a possibilidade aos profissionais da saúde de utilizarem plantas medicinais e fitoterápicos nas suas diferentes formas farmacêuticas, atingindo resultados fantásticos em seus pacientes.
Nas palestras, profissionais apresentam conteúdo científico atualizado e de qualidade, e vivência na prática clínica para a aplicação dos fitoterápicos na obesidade e energia mitocondrial.

Encontro de Aromatologia
Entre as práticas que priorizam a assistência integral e individual e reduzem as prescrições farmacológicas, a Aromaterapia é uma das mais populares. No Encontro de Aromatologia, médicos e especialistas debatem novidades em matérias-primas e aplicações para esta ciência, inclusive na culinária.

Seminário SVB – Vegetarianismo em Foco: A Era do Veganismo Começou
A falta de informação não é mais desculpa para adiar a adesão a uma dieta vegetariana e mesmo ao veganismo. Especialistas conversam com os visitantes da feira sobre assuntos como O que é mercado vegano e por quê?,Carne: uma tecnologia prestes a se tornar obsoletaOpção vegana em food-service Selo Vegano.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA A IMPRENSA

CREDENCIAMENTO:
O credenciamento é feito na hora, no Centro de Imprensa. É imprescindível apresentar comprovante de vínculo com o veículo de comunicação: cartão de visitas, crachá, expediente impresso e outros.
ESTACIONAMENTO EXCLUSIVO PARA EMISSORAS DE TV:
Somente nestes casos, a entrada é pelo PORTÃO 7 do Anhembi, que fica na Rua Massinet Sorcinelli, travessa da Marginal Tietê entre o Clube Espéria e o Anhembi (é a primeira travessa depois da Ponte das Bandeiras no sentido Penha-Lapa). A pauta precisa ser agendada previamente com a Assessoria de Imprensa Oficial para liberação do portão.
Todos os demais meios de comunicação terão que usar o estacionamento de visitantes, pago e de responsabilidade do Anhembi.

SERVIÇO:
BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA 2018 – 14ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia
NATURALTECH 2018 – 14ª FEIRA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, SUPLEMENTOS, PRODUTOS NATURAIS E SAÚDE

FEIRA DE NEGÓCIOS, ABERTA AO PÚBLICO, COM ENTRADA GRATUITA

Data: 6 a 9 de junho (quarta a sábado)
Horário: das 11h às 20h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo – SP)
Promoção/Organização: Francal Feiras

PARCEIROS BIO BRAZI FAIR
Colaboração: Nürnberg Messe
Patrocínio: Itaipu Binacional
Apoio Oficial: ORGANIS – Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável, AAO – Associação de Agricultura Orgânica e Euromonitor International

PARCEIROS NATURALTECH
Apoio Oficial: ABCFARMA – Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico; ANFARMAG – Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais e SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira

Informações pelo telefone: (11) 2226-3100


0 Comentários:

Postar um comentário